sexta-feira, 18 de junho de 2010
HOMENAGEM A SARAMAGO-SAUDADES ETERNAS
José Saramago, um dos maiores escritores da literatura contemporânea se foi, mas eternizou-se nos corações de seus leitores. Foi um grande poeta, escritor, jornalista, cronista, roteirista e consagrou-se grandioso ao lado de Camões, e Fernando Pessoa. Deixou um legado escrito em romances, crônicas, diários, viagem, contos, poemas e teatro. Pelo conjunto de sua obra foi o único autor da língua portuguesa a receber um prêmio Nobel de Literatura, embora muitas delas já fizeram parte de listas de leitura obrigatória de várias instituições de ensino superior. Atualmente a Universidade Federal do Pará- UFPA traz na sua lista de leituras obrigatórias, o conto “Embargo” da obra 'Objeto Quase'.
Do conjunto de suas obras destacam-se em 1980 Memorial do Convento; em 1991 “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, livro censurado pelo governo português - o que levou Saramago a exilar-se em Lanzarote, nas Ilhas Canárias (Espanha); Os romances O Ano da Morte de Ricardo Reis (1984), A Jangada de Pedra (1986), Ensaio sobre a Cegueira (1995) e O Homem Duplicado (2002); a peça teatral In Nomine Dei (1993) e os dois volumes de diários recolhidos nos Cadernos de Lanzarote (1994-7).
Suas obras foram publicadas na Espanha, França, Itália, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Grécia, Brasil, Bulgária, Polônia, Cuba, União Soviética, Dinamarca, Israel, Noruega, Romênia, Suécia, Finlândia, Estados Unidos, Japão, Hungria, Suíça, Argentina e México.
Assinar:
Postagens (Atom)