domingo, 10 de julho de 2011

OS POETAS CLÁSSICOS -Patativa do Assaré

        Poetas niversitário,
        Poetas de Cademia, 
        De rico vocabularo 
        Cheio de mitologia; 
       Se a gente canta o que pensa, 
       Eu quero pedir licença, 
       Pois mesmo sem português 
       Neste livrinho apresento 
       O prazê e o sofrimento 
       De um poeta camponês. 
        Eu nasci aqui no mato, 
        Vivi sempre a trabaiá, 
        Neste meu pobre recato, 
        Eu não pude estudá. 
        
       No verdô de minha idade, 
       Só tive a felicidade 
       De dá um pequeno insaio 
       In dois livro do iscritô, 
       O famoso professô 
       Filisberto de Carvaio. 
        No premêro livro 
        Belas figuras na capa
        E no começo se lia: 
        A pá — O dedo do Papa, 
        Papa, pia, dedo, dado, 
        Pua, o pote de melado, 
        Dá-me o dado, a fera é 
        E tantas coisa bonita, 
        Qui o meu coração parpita 
        Quando eu pego a rescordá. 
         Foi os livro de valô 
         Mais maió que vi no mundo, 
         Apenas daquele autô 
         Li o premêro e o segundo; 
         Mas, porém, esta leitura, 
         Me tirô da treva escura, 
         Mostrando o caminho certo, 
         Bastante me protegeu; 
         Eu juro que Jesus de
         Sarvação a Filisberto. 
                                          
        Depois que os dois livro eu li, 
        Fiquei me sintindo bem, 
        E ôtras coisinha aprendi
        Sem tê lição de ninguém. 
        Na minha pobre linguage, 
        A minha lira serva
        Canto o que minha arma sente 
        E o meu coração incerra, 
        As coisa de minha terra 
        E a vida de minha gente.
                                          Poeta niversitaro, 
                                          Poeta de cademia, 
                                          De rico vocabularo 
                                          Cheio de mitologia, 
                                          Tarvez este meu livrinho 
                                          Não vá recebê carinho, 
                                          Nem lugio e nem istima, 
                                          Mas garanto sê fié 
                                          E não istruí papé 
                                          Com poesia sem rima. 
                                          Cheio de rima e sintindo 
                                          Quero iscrevê meu volume, 
                                          Pra não ficá parecido 
                                          Com a fulô sem perfume; 
                                          A poesia sem rima, 
                                          Bastante me disanima 
                                          E alegria não me dá; 
                                          Não tem sabô a leitura, 
                                          Parece uma noite iscura 
                                          Sem istrela e sem luá.
                                          Se um dotô me perguntá 
                                          Se o verso sem rima presta, 
                                          Calado eu não vou ficá, 
                                          A minha resposta é esta: 
                                          — Sem a rima, a poesia 
                                          Perde arguma simpatia 
                                          E uma parte do primô; 
                                          Não merece munta parma, 
                                          É como o corpo sem arma 
                                          E o coração sem amô.
                                          Meu caro amigo poeta, 
                                          Qui faz poesia branca, 
                                          Não me chame de pateta 
                                          Por esta opinião franca. 
                                          Nasci entre a natureza, 
                                          Sempre adorando as beleza 
                                          Das obra do Criadô, 
                                          Uvindo o vento na serva 
                                          E vendo no campo a reva 
                                          Pintadinha de fulô. 
                                          Sou um caboco rocêro, 
                                          Sem letra e sem istrução; 
                                          O meu verso tem o chêro 
                                          Da poêra do sertão; 
                                          Vivo nesta solidade 
                                          Bem destante da cidade 
                                          Onde a ciença guverna. 
                                          Tudo meu é naturá, 
                                          Não sou capaz de gostá 
                                          Da poesia moderna. 
                                          Dêste jeito Deus me quis 
                                          E assim eu me sinto bem; 
                                          Me considero feliz 
                                          Sem nunca invejá quem tem 
                                          Profundo conhecimento. 
                                          Ou ligêro como o vento 
                                          Ou divagá como a lêsma, 
                                          Tudo sofre a mesma prova, 
                                          Vai batê na fria cova; 
                                          Esta vida é sempre a mesma.  

0 comentários:

Postar um comentário

Ola amigos do espaço da poesia! Seu comentário é nosso combustível, agradecemos desde já!! Saudações poéticas!!

 

© 2009BALAIO POÉTICO | by TNB